Círio carrega devoção, fé e amor incondicional por Maria

Nas ruas de Belém do Pará, procissões revelam a emoção de milhões de fiéis diante da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

seg, 14/10/2019 - 18:26

Embed:

Devoção, fé, emoção inexplicável. Tudo isso é o Círio de Nazaré, em Belém. "As pessoas dizem: 'Como é que Nossa Senhora faz tudo isso? Como é que move essa multidão a vir segui-la? Essa é a fé, que a gente não sabe explicar de onde vem”, disse Teresinha Matos, devota de Maria, que estava acompanhando a Trasladação no sábado (12).

A Trasladação é a última romaria que antecede o Círio. Ela sai do Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré, e segue até a Catedral da Sé, no boulevard Castilhos França.

As procissões do Círio são repletas de promesseiros e devotos que desejam prestigiar Nossa Senhora de Nazaré (veja vídeo acima). Como André Cals, que conta que sua avó sempre o incentivou a participar. “Eu sou católico. Eu sinto essa fé, o sentimento, me sinto bem no meio do Círio”, comentou. O devoto acrescentou que teve uma graça alcançada, a aprovação no vestibular.

Segundo o Dieese Pará (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a Trasladação reúne cerca de 1,4 milhão de fiéis, nos 3,7 quilômetros de percurso. No Círio, esse número chega perto de dois milhões.

Teresinha Matos saiu de Peixe-Boi, a cerca de 150 quilômetros da capital paraense, para demonstrar a gratidão pelas graças conquistadas. “Eu venho todos os anos porque é como se fosse uma promessa, tenho que agradecer pelas graças que recebo da mãezinha querida”, afirmou.

Ela revelou que uma das graças foi a aprovação do filho em um concurso público. “Agora ele passou. Pra mim foi uma graça que eu alcancei com Nossa Senhora”, finalizou.

Com reportagem de Bruna Oliveira.

COMENTÁRIOS dos leitores