67% dos empresários estão otimistas com a economia do país

Com a proximidade do Natal, muitos empreendedores apostam no aumento das vendas

por Daiane Crema seg, 21/10/2019 - 17:18
Pixabay Para 40% dos empreendedores, as novas medidas econômicas adotadas pelo governo podem melhorar a economia do país Pixabay

Mesmo com recuperação lenta da economia no Brasil, os micro e pequenos empresários dos setores de varejo e serviços estão otimistas com o futuro do país. Um levantamento feito pelo Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa, apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 67% dos empreendedores estão confiantes com o cenário econômico para os próximos seis meses.

Em contrapartida, 12% não acreditam em uma melhora da economia. O fator principal para o pessimismo está ligado às incertezas no campo político (49%). O desemprego e o aumento dos preços também são vistos como entrave para 38% dos empresários, enquanto 34% afirmam discordar das decisões econômicas do atual governo.

Entre os esperançosos, 40% concordam com as novas medidas adotadas pelo governo, outros 35% não tem um motivo concreto para concordar. A proximidade de uma das melhores datas para o comércio em termos de faturamento, o Natal, tem levado os empresários a apostar em um melhor desemprenho nos próximos meses. Para 64% dos micro e pequenos empresários, a expectativa é de aumento nas vendas.

Sobre os investimentos nos negócios, 56% dos empresários disseram ter feito alguma melhoria, como compra de equipamentos (34%), reforma da empresa (29%), ampliação do estoque (24%) e qualificação da mão-de-obra (21%). Porém, 44% reconhecem não terem conseguido realizar nenhum tipo de investimento para melhorar os negócios.

COMENTÁRIOS dos leitores