21% dos empresários planejam aderir à Black Friday

Para metade dos donos de loja, a data não prejudica as vendas do Natal

seg, 28/10/2019 - 16:10

Uma das datas mais aguardadas pelos consumidores é a Black Friday, que neste ano será comemorado no dia 29 de novembro. A data, que é tradicional no Estados Unidos, tem se incorporado cada vez mais ao calendário comercial brasileiro. Segundo um levantamento feito pela Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), só neste ano, a estimativa é que 21% dos empresários brasileiros devam aderir ao dia de promoções. No ano passado, 16% dos varejistas participaram do evento.

Os empresários que vão aderir à Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. Cerca de 43% acreditam que, durante o evento, as vendas serão melhores do que as do ano passado. A experiência em anos anteriores é a razão do otimismo. Entre os empresários que fizeram Black Friday em 2018, 63% tiveram bons resultados nas vendas. 

Para 57% dos empresários, a Black Friday é uma oportunidade de divulgar a loja e prospectar novos clientes e 43% veem a chance de aumentar as vendas. Entre os varejistas, muito se fala sobre uma possível interferência da Black Friday nas compras de Natal, a data mais lucrativa para os empresários do ramo. Porém, para 54% dos entrevistados uma data não prejudica a outra e, para 33%, o evento contribui para as vendas de final de ano.

Já entre os varejistas que optaram por não participar do evento, o principal argumento é que não acreditam que as vendas aumentem no período (60%). Outros 17% pensam que só as grandes marcar são quem participam da Black Friday e por isso preferem não competir com elas.

 

COMENTÁRIOS dos leitores