Adolescente morre após maratona de jogos on-line
Pai do jovem tailandês encontrou o filho morto, caído sobre o teclado do computador que utilizava; estudante sofreu derrame cerebral por passar horas jogando sem descanso
O transtorno de jogo, nome formal para o vício em jogos eletrônicos, fez mais uma vítima. Na Tailândia, o estudante Piyawat Harikun, 17 anos, foi encontrado morto, caído sobre o teclado do computador, que ficava em seu quarto, na casa em que vivia com sua família, em Udon Thani, região norte do país. De acordo com o laudo médico, o adolescente teve um derrame cerebral provocado pelo esgotamento originado após ter passado horas jogando sem parar.
Foi o próprio pai do estudante, Jaranwit Harikun, quem encontrou o adolescente desacordado. Segundo ele, o único defeito do filho era o vício em jogos virtuais. "Meu filho era esperto e sempre foi bem na escola, mas tinha esse grande problema com o vício em jogos", declarou em entrevista ao tabloide inglês Daily Mail.
Ainda de acordo com o pai, era comum o menino passar horas do dia diante do computador. Sobre a mesa na qual ficava a máquina utilizada por Harikun para participar de jogos e maratonas virtuais, havia bandejas de comida e uma garrafa de refrigerante.
Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o transtorno de jogo como uma doença.