Seminário discute gestão sustentável e políticas públicas
Palestras, painel e mesa-redonda com especialistas compõem a programação do evento que será realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém
Meio ambiente, sustentabilidade, políticas públicas, educação ambiental, economia solidária, catadores e resíduos sólidos serão as questões abordadas no III Seminário Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém, que será realizado no dia 21 de novembro, das 8 às 18 horas, no Instituto de Ciência da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições, gratuitas, seguem abertas até o dia 20 de novembro.
O propósito do Seminário, coordenado pela professora Vanusa Carla Pereira Santos, é desenvolver canais de comunicação entre os diversos órgãos que estão envolvidos na questão dos resíduos sólidos e divulgar experiências sustentáveis desenvolvidas em Belém. “A importância de abordar o meio ambiente e a sustentabilidade é uma tentativa de resgatar a consciência do homem em relação à natureza e seus limites, ou seja, continuar produzindo, mas, de uma forma consciente, responsável, preocupado com o meio ambiente, na busca da sustentabilidade”, explica a professora Vanusa, que conduz o Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GEMAS), da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA.
A mesa-redonda “Resíduos Sólidos, Políticas Públicas e Responsabilidade Social”, às 15 horas, reunirá representantes do governo do Estado, governo municipal, Ministério Público, Comissão Parlamentar de Meio Ambiente, Guamá Tratamento de Resíduos, UFPA, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Universidade Federal de Lavras (UFLA), que vão abordar experiências de responsabilidade social relacionadas aos temas resíduos sólidos e meio ambiente. “Vamos apresentar o projeto Círio Sustentável, que desenvolvemos junto a vários parceiros, como uma experiência que pode ser replicada em escolas e condomínios na Região Metropolitana de Belém”, comenta Ana Rita Lopes, Gerente de Responsabilidade Social da Guamá Tratamento de Resíduos, empresa que opera o aterro sanitário de Marituba, que atende os municípios de Ananindeua, Belém e Marituba.
A Guamá também participa da programação do Seminário com o lançamento do livro infantil Uirapuru Mirim, produzido em parceria com a AIA Déias do Brasil, Instituto Solví. “É uma publicação infantil, que traz ilustrações produzidas pelas crianças que participam do projeto social Uirapuru Mirim, desenvolvido com a comunidade de Marituba. Eles também farão uma apresentação cultural do projeto”, conta Ana Rita.
A programação do seminário terá partida com as palestras “Tecnologia Social”, proferida pelo professor doutor Dyego Maradona Ataíde Freitas, da Universidade Federal de Lavras; e “Educação socioambiental como abordagem metodológica para o trabalho com resíduos sólidos” com a professora doutora Priscyla Cristinny Santiago da Luz, da Universidade do Estado do Pará; e apresentações do projeto “Moeda Verde”, por Carolina Magalhães, gerente executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia; e sobre o aplicativo AWA Online, com Fátima Ferreira, da UFPA.
No Painel das Cooperativas e Associação de Catadores será abordado o tema “Responsabilidade Socioambiental na Região Metropolitana de Belém”, que reunirá Maria Trindade de Araújo (Cidadania/ReciclaPará), Noêmia do Nascimento (COOTPA), Gessiria Leitão (DRES-ARAL-ACCSB), Jorge Ribeiro (Filhos do Sol) e Débora Gonçalves (Concaves). Durante o seminário, também serão apresentados resultados de estudos e pesquisas sobre os temas do evento.
Serviço
III Seminário Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade na Região Metropolitana de Belém.
Dia 21/11, das 8hs às 18hs, no auditório B do ICED – Campus Profissional - Universidade Federal do Pará.
Haverá emissão de certificados: 10h de carga horária.
Inscrições:http://www.even3.
Da assessoria do evento.