Fraudes financeiras atingem 19% dos brasileiros
A maioria das vítimas caiu no golpe ao realizar transações ou compras pela internet
Com a chegada de grandes datas para o varejo, como a Black Friday e o Natal, as transações financeiras pela internet e a circulação de consumidores nas lojas crescem bem mais em relação ao restante do ano. Porém, no mesmo período é quando o consumidor fica mais exposto aos golpes e as fraudes.
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que dois em cada dez brasileiros foram vítimas de alguma fraude financeira nos últimos 12 meses. Entre as vítimas dos golpes, 30% dos consumidores foram prejudicados em transações ou compras feitas pela internet, enquanto 15% relatam que os golpes aconteceram em operações bancárias. Já 10% disseram que as fraudes aconteceram em grandes lojas varejistas.
O principal problema enfrentado por esses consumidores é o não recebimento de algum produto que deveria ter sido entregue em sua residências (34%). Outro golpe comum é a entrega de um produto com características diferentes das que haviam sido especificadas pelo vendedor (28%) e a clonagem do cartão de crédito ou débito (27%).
Entre os entrevistados, 8% afirmam que chegaram a fornecer, acidentalmente, seus dados pessoais para terceiros através de ligações ou e-mails. Já 7% tiveram os documentos furtados, 7% tiveram cartões falsificados e 6% perderam os documentos pessoais.