Homem passa por cirurgia para retirar 'chifre' das costas

Durante três anos o paciente ignorou a protuberância de 14 centímetros, mas se tratava de um câncer

por Victor Gouveia seg, 30/12/2019 - 17:28
Reprodução/British Medical Journal Case Reports O 'chifre' era constituído por queratina, presente nas unhas e cabelo Reprodução/British Medical Journal Case Reports

Um inglês passou por cirurgia para retirar um 'chifre' de 14 centímetros de comprimento e 5,8 de largura das costas, em um hospital de Chester, na Inglaterra. Exames apontaram que na verdade a protuberância - batizada como ‘chifre de dragão’ - foi ignorada por três anos e tratava-se de um câncer formado por queratina.

A saliência solidificada nas costas do paciente é conhecida na medicina como carcinoma escamoso e é formada pela mesma proteína das unhas e cabelo. O câncer se desenvolve em regiões do corpo que são frequentemente expostas ao sol. 

"É um caso raro de um carcinoma escamoso extremamente grande que foi negligenciado por um paciente vivendo em país desenvolvido com livre acesso ao sistema de saúde", publicou a equipe da especialista Agata Marta Plonczak para a revista British Medical Journal Case Reports.

Contudo, o homem relatou que não trabalha em áreas descobertas, muito menos tem histórico de câncer na árvore genealógica. O 'chifre' foi retirado e para preencher o espaço foi utilizada pele das próprias coxas.

COMENTÁRIOS dos leitores