Festa da bruxa Befana: Como a Itália celebra o Dia de Reis

Tradição é que a Befana entregue doces para as crianças

seg, 06/01/2020 - 11:37
Pixabay Pixabay

É celebrado nesta segunda-feira (6) o "Dia de Reis", chamado também de "Epifania do Senhor". Na Itália, porém, a data é aguardada com ansiedade pelas crianças pela chegada da bruxa Befana, uma espécie de Papai Noel que deixa doces e presentes para os que se comportaram bem durante o ano.

A Befana é uma personagem folclórica na Itália. A origem da lenda segue incerta, mas, para muitos, a bruxa do bem surge da história dos reis magos, que se perdem durante sua viagem a Belém para presentear o menino Jesus e pedem ajuda a uma senhora no meio do caminho.

Arrependida por ter se negado a acompanhar os reis, ela decide levar presentes a Jesus, mas, sem encontrá-lo, distribui doces por todas as casas em que passa. Por isso, nesta data, as residências italianas se enchem de meias penduradas.

A data é tão importante na Itália que os mercados vendem meias dos mais diversos tipos, muitas vezes já recheadas de guloseimas. Mas, caso comportamento da criança tenha sido ruim ao longo do ano, ela deixará um carvão no lugar dos docinhos.

Pela Itália, a data é celebrada com diversas festas e procissões. Uma das mais tradicionais acontece em Florença, onde três homens a cavalo percorrem as ruas da cidade para entregar oferendas ao menino Jesus.

Outro evento que marca a data é uma disputa entre as cidades italianas para ver quem monta a meia mais longa. Em Urbania, na região do Vêneto, uma meia de 50 metros de comprimento será exibida nesta segunda-feira (6).

Diversas cidades italianas ficam decoradas com meias penduradas nas janelas das casas, iluminações e até bonecas da bruxa Befana, algumas em tamanho real. 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores