Idoso reclama de dor e retira mais de 100 pedras da bexiga

Ele contou que, por dez anos, sentia dores ao urinar. Os exames surpreenderam a equipe médica

por Victor Gouveia ter, 14/01/2020 - 11:06
Reprodução/Zhongda Hospital A imagem das pedras retiradas da bexiga de Liu Reprodução/Zhongda Hospital

Um chinês, de 83 anos, precisou passar por uma cirurgia de emergência e retirou mais de 100 pedras da bexiga. O idoso chegou ao Hospital Zhongda, na província de Jiangsu, queixando-se de dor ao urinar.

As imagens do raio-x surpreenderam a equipe médica devido a quantidade e a variação de tamanhos das pedras dentro do órgão. "Durante a operação, a bexiga foi aberta e um grande número de pedras foi retirado. Havia mais de 100 grandes e pequenos cálculos", contou o médico Sun Chao ao Nanjing Daily. "Eu trabalho nesse campo há mais de 10 anos e nunca tinha visto um caso como esse", complementou.

O paciente, identificado como Liu, relatou que há cerca de uma década sentia incômodos quando urinava e, mesmo assim, nunca procurou profissionais. Seu caso foi agravado por conta de uma hiperplasia prostática benigna (HPB) - aumento da próstata. Tal condição acomete metade dos homens com mais de 50 anos e 90% com mais de 80.

"Depois que as pedras na bexiga de Liu foram removidas, uma análise de componentes foi realizada para determinar se [sua composição] tinha altos níveis de ácido úrico", informou Sun Chao. O médico explicou que as pedras na bexiga são fragmentos minerais que se formam em pacientes que seguram muito a urina e consomem pouco líquido. Para evitar, ele sugere o consumo diário de dois litros de água, alimentação saudável e visitas periódicas aos especialistas.

 

COMENTÁRIOS dos leitores