Bombardeios matam 10 civis na região síria de Idlib

As equipes de emergência procuravam sobreviventes entre os escombros

qui, 30/01/2020 - 10:03
Omar HAJ KADOUR Vista aérea dos escombros e detritos no local de ataques aéreos relatados na cidade de Ariha, controlada pelos rebeldes, na zona rural do norte da província de Idlib, na Síria Omar HAJ KADOUR

Dez civis morreram em ataques noturnos da aviação da Rússia, aliada do governo sírio, perto de uma padaria e de uma clínica na região de Idlib, noroeste da Síria, informou a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Ao menos cinco mulheres morreram nos bombardeios na localidade de Ariha, onde as forças governamentais executam uma grande ofensiva contra o último reduto jihadista e rebelde na Síria. O balanço eleva a 21 o número de civis mortos em bombardeios da aviação russa na região de Idlib nas últimas 24 horas, indicou o OSDH.

Um médico, coberto de poeira, saiu gritando da clínica Chami após o bombardeio que atingiu o centro médico. Três edifícios desabaram nas proximidades da clínica. As equipes de emergência procuravam sobreviventes entre os escombros.

Os bombardeios apoiam a ofensiva das tropas sírias em Idlib, onde na quarta-feira o exército conquistou a estratégica cidade de Maaret al Numan, crucial para o controle da autoestrada M5, que vai de Damasco a Aleppo, a segunda maior cidade da Síria e pulmão econômico do país.

As forças sírias avançam para o norte de Maaret a Numan, em direção a Saraqeb, última cidade importante sobre a M5 antes de Aleppo, que fica a uma distância de 50 km.

COMENTÁRIOS dos leitores