PE: com 22 casos de Covid-19, SES ativa hospitais privados

A disponibilização de leitos também é esperada no Interior

por Victor Gouveia qui, 19/03/2020 - 08:04
Pixabay Uma Central de Teleatendimento ficará encarregada de orientar a população à distância Pixabay

Como resposta ao aumento de pacientes infectados com o novo coronavírus em Pernambuco, o Governo do Estado vai requisitar que dois hospitais privados desativados do Grande Recife sejam utilizados para que mais de 400 vagas de UTI e 600 de retaguarda sejam ativadas. Nas últimas 24 horas, o Estado registrou três novos casos da infecção, por isso, o anúncio feito na noite dessa quarta-feira (18) também atenderá ao Interior.

Com o somatório de 22 diagnósticos de Covid-19 e o registro de transmissão comunitária no Recife, os hospitais requisitados serão o Nossa Senhora das Graças, no bairro de Boa Viagem, e o Unicordis, localizado no Torreão, ambos na Região Metropolitana do Recife. A ampliação da rede de saúde também é esperada em Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina, localizados no Agreste e Sertão pernambucano.

Junto à decisão de suspender as cirurgias eletivas a partir desta sexta-feira (20), a gestão planeja liberar o maior número de leitos possíveis para atender à demanda. "O intuito é ampliar o número de leitos, no menor tempo possível, para que possamos continuar as ações do nosso plano de contingência", pontua o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Outra determinação do plano de contingência é a criação de uma Central de Teleatendimento para esclarecer dúvidas da população à distância. Para garantir o atendimento remoto, 150 postos serão criados em todo Estado para que os profissionais de saúde orientem gratuitamente e realizem a triagem de novos casos. Mais de 460 testes são aguardados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen). O material será enviado pelo Ministério da Saúde.

Histórico- Desde o dia 25 de fevereiro, Pernambuco já notificou 485 casos. Desses, 96 já foram descartados e 364 seguem em investigação. Apenas um dos 22 pacientes confirmados está fora do Grande Recife, trata-se de um homem, de 57 anos, morador de Belo Jardim, no Agreste, que retornou recentemente de viagem à Itália.

LeiaJá também:



--> Ambulante lucra com álcool gel após sumiço nas farmácias

--> Ônibus devem circular com janelas abertas, orienta GRCTM

--> Médicos em grupo de risco devem ficar em casa, diz Cremepe

COMENTÁRIOS dos leitores