Covid-19: PCR chega a 10 mil espaços para desinfecção
'Estamos higienizando os locais onde há mais público', informou secretário de Saúde
Tentando amenizar a proliferação do novo coronavírus no Recife, a Prefeitura da cidade completou, neste sábado (18), 10 mil visitas para sanitização de espaços públicos através do processo de desinfecção química, reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19 e teve início no mês de março.
"Os estudos sobre o tempo de sobrevivência do vírus em ambientes e superfícies ainda não são concretos, por isso não queremos arriscar. Estamos higienizando os locais onde há mais público, como equipamentos de saúde, assistência social ou outros ambientes onde há pessoas que exercem serviços essenciais e precisam trabalhar", informou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.
Terminais Integrados, paradas de ônibus, unidades de acolhimento da assistência social, todas as policlínicas e unidades de saúde do município são alguns dos espaços beneficiados. No total, 10 mil litros da solução desinfetante com ação viricida de alto nível, cujo efeito residual atua por 24 horas, estão sendo empregados. O cronograma das atividades é dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e também nos fins de semana, em regime de plantão.
"Mesmo com a comprovada eficiência do produto, é importante que as pessoas estejam atentas e não descuidem das orientações de higiene pessoal e recomendações de isolamento social”, reforça o secretário, que é médico infectologista.