Cidade italiana abolirá plástico a partir de julho

Cortina d'Ampezzo não permitirá uso em locais públicos

seg, 15/06/2020 - 11:16
Pixabay Pixabay

A cidade de Cortina d'Ampezzo, no norte da Itália, irá abolir a partir do mês de julho o uso de utensílios plásticos em locais públicos. As empresas locais que fornecem refeições e bebidas para eventos deverão produzir apenas pratos, copos e talheres de material biodegradável.

De acordo com as autoridades de Cortina d'Ampezzo, a medida, que entrará em vigor no dia 1º de julho, segue a "estratégia europeia" para combater o plástico, que foi lançada pela Comissão Europeia em janeiro de 2018.

"O uso de plástico descartável faz parte de nossa vida cotidiana e é difícil reverter um hábito tão difundido e profundamente enraizado, mas é nosso dever contribuir para a redução do uso de plástico. Não basta reciclar, é preciso reduzir sua produção e pressionar os produtores a usar materiais não apenas biodegradáveis, mas também compostáveis, para que o impacto de nossas ações diárias não deixe traços negativos no futuro", disse a vereadora Paola Coletti.

Ainda segundo ela, Cortina d'Ampezzo, que é apelidada de "Rainha das Dolomitas", se encaixa novamente entre as cidades que voltaram "às suas origens", já que há alguns anos, era uma prática comum usar copos e garrafas de vidro.

Cercada por belas montanhas e popular entre os apaixonados pelo esqui, Cortina d'Ampezzo, na região do Vêneto, será ao lado de Milão, na Lombardia, uma das cidades sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores