HCP alerta para prevenção do câncer de cabeça e pescoço

O HCP alerta que, historicamente, essa doença está ligada ao consumo excessivo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV

por Jameson Ramos qua, 01/07/2020 - 15:18
Pixabay Pixabay

Baseado nos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) alerta a sociedade sobre o câncer de cabeça e pescoço que, só neste ano, deve acometer 7.940 pessoas no Nordeste, sendo 1.220 só em Pernambuco. O termo câncer de cabeça e pescoço é utilizado para o conjunto de tumores que se manifestam no rosto, boca, laringe, faringe, glândulas parótidas, glândulas salivares, tireóide, e seios da face e pescoço.

Por isso, a campanha Julho Verde reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desses cânceres. O HCP alerta que, historicamente, essa doença está ligada ao consumo excessivo do tabaco e álcool, má condição de higiene oral, infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) - transmitido no ato sexual desprotegido - e exposição ao sol, dependendo do tipo de câncer.

"Manter hábitos saudáveis, uma boa higiene bucal, utilizar protetor solar e fazer visitas regulares ao dentista pode propiciar diagnósticos em estágios mais iniciais e garantir o sucesso do tratamento", destaca o coordenador do serviço de cabeça e pescoço do HCP dr. José Brasiliense.

Mesmo diante dessas campanhas de conscientização, 60% dos casos são diagnosticados tardiamente, o que deixa sequelas psicológicas e funcionais nos pacientes, como perda da voz, no caso do câncer de laringe).

O tratamento para os cânceres de cabeça e pescoço, na maioria dos casos, tem como tratamento a cirurgia, mas em alguns casos, dependendo da gravidade do tumor, pode-se optar pela quimioterapia, a radioterapia ou a associação de ambos. O tratamento desses tumores, em muitos dos casos, também levam os pacientes a precisarem de acompanhamento com fonoaudiólogos, enfermeiros e fisioterapeutas para proporcionar melhores resultados e qualidade de vida, visto que a cirurgia, em casos avançados, pode comprometer a fala e funções psicológicas.

 

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores