Os benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate amargo é rico em minerais, como ferro, magnésio, zinco e antioxidantes chamados flavonoides

por Alfredo Carvalho ter, 18/08/2020 - 18:01
Pexels Efeitos positivos só estão presentes nos produtos com teor de cacau acima de 60% Pexels

Além de ser um prazer para o paladar, o chocolate é escolhido por muitas pessoas como uma forma de aliviar a ansiedade, a tristeza e o nervosismo. A boa notícia é que o chocolate realmente pode trazer benefícios à saúde, mas só aquele com maior teor de cacau. 

Uma pesquisa feita em 2019 com mais de 13 mil americanos, a pedido da Wiley Online Library, mostrou que quem consome chocolate amargo tem 57% menos riscos de adquirir depressão. 

“A semente de cacau é o alimento com maior índice de flavonoides, substâncias antioxidantes que atuam na prevenção de câncer e de doenças cardíacas. Quanto mais amargo, maior a concentração de flavonoides e os benefícios associados”, indica o pesquisador chefe da Mendoá Chocolates, Raimundo Mororó. 

Portanto, os chocolates benéficos à saúde são aqueles com alta porcentagem de cacau. O chocolate amargo é rico em minerais, como ferro, magnésio, zinco e antioxidantes chamados flavonóides. Por causa disso, ele é capaz de trazer resultados positivos à saúde mental. 

“No entanto, o chocolate ao leite não produz o mesmo efeito. O chocolate amargo contém feniletilamina, um neuromodulador envolvido na regulação do humor”, explica a nutricionista Adriana Stavro, do hospital Israelita Albert Einstein.

Perigos do consumo em excesso

A nutricionista afirma que não existem evidências conclusivas sobre os problemas que o consumo do chocolate pode causar à saúde, porém ele é considerado um dos principais causadores de enxaqueca, acne e obesidade.

O consumo em excesso também pode causar doenças cardiovasculares a como hipertensão, além de diabetes e dislipidemia. Além disso, o açúcar contido na maior parte dos chocolates é prejudicial aos dentes e pode provocar cáries.

“Portanto, o chocolate deve ser consumido com moderação, principalmente se o objetivo é emagrecer ou manter o peso adequado”, orienta Adriana.

O consumo exagerado também pode elevar o nível de glicemia e o conteúdo de carboidratos refinados da alimentação.

“Portanto, ao consumir, escolha as opções com alto teor de cacau, com mínimo 60%”, indica.

Alguns chocolates possuem altos níveis de metais, como cádmio e chumbo. “Esses elementos são tóxicos para os rins, ossos e outros tecidos do corpo”, explica.

Por ser rico em calorias, gordura e açúcar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o chocolate seja consumido em pequenas quantidades.

“O doce deve ser consumido em pequenas quantidades, de 10 a 15g ao dia com no mínimo 60% de cacau”, finaliza a nutricionista.

Para uma maneira saudável de consumo, a chef Nathália Araújo, da Cozinha Fit & Fat, apresenta a receita da Torta Búlgara, que vem em um pacote de gotas de chocolate da Linha Chefs de Mendoá Chocolates.

Torta búlgara. Foto: reprodução

1 - Primeiro, é necessário derreter meia xícara de gotas de chocolate 70% cacau, isso pode ser feito em processos de 20 segundos no micro-ondas. 

2 – Após derreter, adicione 1/4 de xícara de açúcar mascavo e duas colheres de sopa de manteiga sem lactose na temperatura ambiente. Depois disso, misture bastante.

3 – Em uma tigela separada, misture 3 ovos inteiros peneirados, com 3 gemas peneiradas e 50ml de água na temperatura ambiente. Aos poucos, adicione a mistura de chocolate aos ovos, mexendo até que se torne homogêneo.

4 – Unte e polvilhe uma(s) forminha(s) a gosto e despeje a mistura da receita nela(s).

5 – Coloque a(s) forminha(s) em banho-maria e em seguida cubra com papel alumínio.

6 – Leve ao forno médio pré-aquecido em 200º por 20 a 25 minutos.

7 – Remova o conteúdo da forma com auxílio de uma faca molhada.

8 – Depois de pronto, a torta pode ser decorada com creme de leite e gotas de chocolate.

COMENTÁRIOS dos leitores