Reajustes de planos de saúde suspensos até o fim do ano

Procon-PE alerta que se, mesmo diante dessa determinação, o consumidor for cobrado, deve procurar o órgão e denunciar

por Jameson Ramos qui, 27/08/2020 - 20:05
Pixabay Suspensão será de 120 dias Pixabay

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, que está suspensa, por 120 dias, a aplicação de reajustes aos contratos de planos de saúde para todos os tipos de plano: individual/familiar e coletivos - por adesão e empresariais. A suspensão terá início em setembro e será válida para reajustes anuais e por mudança de faixa etária dos planos de assistência médica e exclusivamente odontológica.

A partir de janeiro 2021, as cobranças voltarão a ser feitas considerando os percentuais de reajuste anual e de mudança de faixa etária para todos os contratos que já tiveram a suspensão dos reajustes. A ANS informa que a recomposição dos efeitos da suspensão dos reajustes em 2020 será realizada ao longo de 2021. A suspensão da aplicação dos reajustes não se aplica aos planos exclusivamente odontológicos.

O Procon-PE orienta que o consumidor que se sentir lesado deve procurar o órgão para fazer a sua denúncia. Esclarecimento das dúvidas podem ser feitos através do 0800.282.1512, ou em qualquer uma das unidades -lembrando que o agendamento pode ser feito online apenas para algumas unidades.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores