Corda do Círio chega a Belém para ficar em exposição

Como não haverá as tradicionais procissões em 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus, esse importante símbolo da devoção à Nossa Senhora poderá ser visto em paróquias e na Estação das Docas

qui, 10/09/2020 - 18:16

Um dos mais importantes símbolos da devoção à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, a corda do Círio já está em Belém. Sem as procissões em 2020, por causa das mudanças ocorridas na festividade deste ano em função da pandemia do nvo coronavírus, a corda ficará em exposição para que os fiéis possam expressar sua fé na Virgem e pagar promessas, conforme a tradição.

Uma parte dela ficará na Estação das Docas, a partir de 23 de setembro, e outra seguirá uma programação definida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, entre as 95 paróquias de Belém. No sábado, dia 12, a partir das 15 horas, a corda será vistoriada pela Diretoria da Festa de Nazaré no colégio Santa Catarina.

A corda foi produzida em Santa Catarina, como nos anos anteriores. Um dos símbolos que representam a fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré é de sisal, tem 800 metros de comprimento com 50 milímetros de diâmetro.

A corda chegou a Belém dividida em duas partes de 400 metros. Ela permanece adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.

A corda passou a fazer parte do Círio em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis. As informações são do site da Basílica Santiário de Nazaré.

Também nesta quinta-feira (10) houve o lançamento da campanha feita pela Guarda de Nazaré para a festividade deste ano: “Corda que nos une”. O objetivo é dar sentido às principais características da fé dos paraenses na Virgem de Nazaré, união, fraternidade, caridade, humildade, entre outros, que este ano estão sendo colocados em prática especialmente em família, no lar.

Outro propósito é demonstrar que assim como a corda une os promesseiros, a mesma ligação, mesmo que não presencial, é necessária para o fim da pandemia da covid-19. O lançamento também promove a venda de um kit promocional que contém camisa e máscara, e será comercializado por R$ 40,00. O valor arrecadado será destinado às obras pastorais e evangelizadoras da Guarda de Nazaré. 

Clique no ícone abaixo e ouça entrevista com Albano Martins, coordenador do Círio 2020.

Da assessoria da Diretoria da Festa.

LeiaJá também

Para devotos, Círio virtual terá a mesma exuberância de fé

Websérie aquece o coração dos devotos de Nossa Senhora

COMENTÁRIOS dos leitores