Estudo aponta redução na renda dos paulistanos em agosto
Um em cada cinco habitantes da capital paulista sofreu financeiramente os efeitos da pandemia
Um estudo, realizado pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa (Ibope) Inteligência, mostra que em cada cinco paulistanos, três perderam toda ou parte da renda no último mês de agosto.
Embora os últimos números não sejam positivos, o levantamento, que aponta os efeitos da pandemia e o isolamento social na maior cidade do Brasil, também apresenta dados da recuperação na economia no município.
De acordo com a pesquisa, o índice que era de 61% entre os entrevistados que alegaram redução na jornada de trabalho em abril de 2020, teve queda para 46% nos últimos 30 dias.
Jovens são os mais afetados
Já em meio àqueles que afirmaram ter renda antes da pandemia do novo coronavírus, 59% tiveram redução nas receitas. Jovens de 16 a 24 anos foram os mais atingidos, pois 72% confirmam queda de faturamento.
Agosto ainda teve 7% dos participantes do estudo desempregados devido ao surto de Covid-19. O levantamento também aponta que, embora 77% das pessoas considerem que a pandemia aumentou a precariedade do trabalho, os paulistanos mostram-se satisfeitos em executar atividades profissionais no esquema home-office.
Dos entrevistados, 63% acreditam que o modelo é tendência e vai seguir como alternativa das empresas no futuro.
A pesquisa teve participação de 800 pessoas que têm acesso à Internet entre as classes A, B e C.