Música retrata a realidade do Círio 2020: com fé, em casa

Os músicos Leno Rocha e Moisés Araújo, da banda Outubro Dez, lançam single com a intenção de expressar a devoção à Virgem Nazaré no ano em que não haverá procissões nem manifestações de rua

seg, 14/09/2020 - 17:44
Divulgação Banda Outubro Dez em apresentação na praça Batista Campos, antes da pandemia Divulgação

Embed:

O Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, este ano não terá as peregrinações pelas ruas de Belém com a imagem de Nossa Senhora, devido à pandemia do novo coronavírus. A programação ganhou novo formato para evitar aglomerações dos fiéis, que inclui lives musicais e transmissão on-line da decoração da berlinda. O anúncio oficial das mudanças foi feito pela Diretoria da Festa e Arquidiocese de Belém, no dia 6 de agosto.

Para retratar o novo cenário do Círio de 2020, os músicos Leno Rocha e Moisés Araújo lançaram o single "Círio em casa", da banda Outubro Dez, no último dia 12 de agosto. A intenção da dupla é levar um pouco da festividade de Nazaré para o lar dos devotos, por meio de uma composição carregada de simbologias, significados e resgates do verdadeiro valor do Círio, a fé.

Leno Rocha, cantor e produtor da banda, afirma que os fiéis levam à Nossa Senhora de Nazaré os sentimentos de gratidão, os sonhos e angústias. Com a pandemia, os devotos estão impossibilitados de pagar as promessas. Ele conta que a letra foi escrita para reforçar a campanha para que as pessoas permaneçam em casa se cuidando, e que apesar de ser uma comemoração atípica, nada mudará.

“As pessoas estão acostumados a ir à procissão. Tem um trecho da música que fala: ‘O Círio em casa será bem melhor, é Nossa Senhora cuidando de nós’. Ele define bem a ideia de conforto que queremos passar. Não precisamos estar na rua, ou dentro da igreja, para que Ela esteja conosco, Ela cuida de todos o ano inteiro”, diz o cantor.

Para o poeta e compositor Moisés Araújo, o momento atual é de ficar em casa, mas sem deixar de manter as tradições do Círio. “Faça a sua maniçoba, as comidas típicas da data e reúna a família. O importante é ter fé que tudo vai passar e em breve, vamos poder festejar como estamos acostumados”, afirma.

A renovação espiritual que os católicos sentem no mês de outubro é inexplicável, e é capaz de emocionar qualquer pessoa que chegue perto da berlinda, segundo o compositor. Moisés ressalta que o Círio consegue atrair os olhos do mundo inteiro, tamanha a importância que possui, seja pelo âmbito religioso ou cultural.

O mês de outubro é tão importante para a dupla que originou o nome do grupo, Outubro Dez. A ideia foi criar um disco de músicas regionais, com ritmos que valorizassem a cultura paraense. As composições retratam o cotidiano paraense, as comidas típicas, as danças, os costumes e o clima que se instala todo mês de outubro, no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. 

“O tema maior dos discos são músicas que refletem o Círio, mas também temos produções com estilo de músicas regionais, samba e forró. A nossa maior inspiração são os paraenses e as celebrações do Pará”, afirma o compositor Moisés Araújo.

A primeira música lançada da dupla foi "O Círio", em 2015, que fala do trajeto do Santa da catedral até a Basílica. Depois saíram, em 2016, o "Rio de gente", que fala das pessoas dentro da procissão e da emoção que sentem; "O arraial e a lua", dos turistas que acompanham o Círio; "Outubro", que fala da comemoração, do almoço de domingo do Círio; e "O promesseiro", homenagem às pessoas que vão na corda.

O CD tem uma música chamada "Oração", interpretada pela esposa de Leno Rocha, Nayla Nunes, que também é integrante da banda. A letra fala da condição de rezar, que vai além do que está escrito nos livros, e ressalta a importância do sentimento envolvido no ato da rezar e ser escutado por Nossa Senhora de Nazaré. O novo single "Círio em casa" pode ser escutado no site da banda.

Por Amanda Martins.

 

COMENTÁRIOS dos leitores