Crescimento saudável dos fios necessita de cuidados

É preciso ter indicação profissional de produtos adequados para cada tipo de cabelo

por Alfredo Carvalho qua, 23/09/2020 - 16:04
Pexels Pexels

Quem deseja ter cabelos longos precisa adotar alguns procedimentos para manter a saúde dos fios. O cuidado requer o acompanhamento de um dermatologista para avaliar o couro cabeludo, a qualidade dos fios e a indicações para possíveis exames.

O profissional também indicará quais os produtos adequados para cada tipo de fio, que vão dos shampoos e condicionadores até máscaras e óleos. "Os óleos capilares ajudam a recuperar os lipídios dos fios de cabelos, ajudando na qualidade e brilho do cabelo. Indico os óleos de argan", diz dermatologista Mariana Corrêa.

Sabão e sabonete nunca devem ser utilizados, e a água quente também deve ser evitada, pois tudo isso pode prejudicar o couro cabeludo e causar o ressecamento e a abertura da cutícula dos fios. "A lavagem pode acontecer todos os dias, dependendo da necessidade do paciente. Lavar os cabelos corretamente todos os dias não aumenta a queda", afirma Mariana. Receitas caseiras também devem ser evitadas, pois não possuem comprovação científica. "Recomendo sempre avaliação médica e prescrição personalizada", complementa.

De acordo com a dermatologista, aqueles que estão preocupados com o crescimento ou queda dos cabelos devem primeiro passar por exames que vão indicar os motivos da perda excessiva ou lenta reprodução dos fios. Após os testes, se necessário, será indicado algum produto especial que vai auxiliar o problema.

Mariana também destaca algumas dicas para manter a saúde e beleza dos cabelos, como prender os cabelos apenas quando eles estiverem secos e evitar o uso de muita força de tração no ato de prendê-los. Também não é recomendável dormir com os cabelos molhados, pois isso pode contribuir na quebra dos fios.

Outra dica é evitar ao máximo o uso de fontes térmicas, como secador, chapinha, babyliss e outros, mas caso seja preciso usar a ferramenta, aplique de maneira correta o protetor do aparelho. "Recomendo a Ledterapia que é baseada na luz de led, e apresentam comprovação científica, mas devem ser indicadas por um dermatologista com experiência em tricologia para ser feito em casa", destaca Mariana.

Entender o cabelo

Em relação ao crescimento do cabelo, é necessário entender que o formato, tamanho e velocidade, são fatores determinados na genética de cada indivíduo. "As células do folículo piloso têm uma alta taxa de atividade, e para que o cabelo cresça de maneira normal e saudável nosso corpo precisa ter um bom suprimento de nutrientes e energia", explica a dermatologista Fabiana Seidl.

Porém, isso não quer dizer que a pessoa deve consumir vitaminas sem nenhum tipo de cuidado. "Pessoas que estão fazendo dietas restritivas ou que possuem alguma condição médica que dificulte a absorção de determinados nutrientes como, por exemplo, aquelas que já se submeteram à cirurgia bariátrica, devem procurar acompanhamento médico para fazer essa suplementação", aconselha Fabiana.

O que pode ser feito para manter um bom crescimento dos fios é manter uma boa rotina de alimentação e cuidar para que o couro cabeludo permaneça limpo. "Dependendo do tipo de cabelo, isso significa lavar o couro cabeludo todos os dias, no máximo dia sim, dia não", finaliza Fabiana.

COMENTÁRIOS dos leitores