Expressão corporal ajuda no desenvolvimento infantil
Prática da dança estimula a criatividade, desenvolve a coordenação motora, força e flexibilidade
Longe da escola por causa da pandemia, praticar atividades alternativas como dança e expressão corporal podem ser um grande aliado no desenvolvimento da criança.
Ao expressão os sentidos por meio dos movimentos, a criança pode se desenvolver em sua totalidade e aprender a lidar com os sentimentos, o que a auxilia a descobrir seu papel no mundo. "Por meio dos movimentos e da dança, ela desenvolve o equilíbrio, a noção de espaço e o reconhecimento do seu corpo. A atividade ajuda no desenvolvimento da autoconfiança e também a ajuda a enxergar o outro como semelhante", explica a pedagoga Célia Cássia Rios.
Estimular os movimentos ainda na infância também auxilia na manutenção da autoestima e nas relações que a criança estabelecerá no futuro. "Proporcionar a dança na educação infantil amplia o processo educacional, englobano o desenvolvimento integral da criança", afirma a psicopedagoga Suely Batista Rios.
Além dos benefícios já citados para a formação da criança, a prática da dança e da expressão corporal também estimula a criatividade, desenvolve a coordenação motora, força e flexibilidade, que auxiliarão na construção de uma identidade individual que integra a criança em atividades culturais.