Almirante Guillobel recebe visita da Imagem Peregrina

Professores, servidores e pais de alunos participaram, em Belém, da homenagem à Nossa Senhora de Nazaré na escola mantida em convênio com o 4º Distrito Naval

sex, 25/09/2020 - 11:51

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou na tarde do dia 23 de setembro à Escola Almirante Guillobel, no bairro de Val-de-Cães, em Belém. A visita é tradicional e ocorre durante programação realizada pelo Comando do 4° Distrito Naval em suas organizações militares, entre as quais está a escola, mantida em regime convênio.

Neste ano de 2020, as restrições impostas por questão de saúde pública, relacionadas à covid-19, impediram a participação dos alunos, crianças e adolescentes do ensino fundamental, em sua totalidade, na recepção à Santa. “O capelão naval esteve conosco para nos orientar em relação à visita da Imagem Peregrina. Realizamos a chamada por ordem de inscrição, priorizando o corpo docente, técnico, administrativo, apoio da escola e pais dos alunos, considerando a quantidade permitida à ocasião", explicou a diretora Keit Santos, que pelo segundo ano consecutivo esteve à frente da organização.

A diretora acrescentou que todos os protocolos de segurança foram seguidos com a finalidade de resguardar as pessoas que compareceram ao local. Keit disse saber o quanto tem sido delicado lidar com a pandemia. “Perdi o meu irmão e fiquei emocionada por ter hoje em minhas mãos a Imagem Peregrina, pois relembrei dele, que era devoto fervoroso de Nossa Senhora de Nazaré. E fizemos questão de ofertar o nosso melhor, porque somente a fé em Deus para nos fortalecer. É um momento único e intenso”, destacou.

A programação teve acompanhamento musical e a mensagem do evangelho, seguida de bênção realizada pelo capelão do 4° Distrito Naval, padre José Maria de Oliveira, que pela primeira vez foi o dirigente da cerimônia no Almirante Guillobel.

Além dos servidores da escola, estiveram presentes a gestora Carmem Dias, da Use 01, acompanhada das servidoras Joice Botelho e Roseane Barbosa, e também convidados de outras unidades escolares, como a professora Airlis Monteiro.

A professora Valdilena Silva, que trabalha na Escola Almirante Guillobel há onze anos, declarou nunca ter deixado de estar nessa ocasião. “A cada ano a emoção é diferente, mas neste há um motivo a mais, tudo será diferente. Receber na escola a imagem da nossa mãezinha de Nazaré é um privilégio que muitos não têm. Ela foi o motivo desse reencontro. Eu estava com saudade de todos, e esse momento trouxe esperança de mudanças e dias melhores", disse a docente. Para ela, Maria "é o elo estabelecido pelo Pai entre seu filho Jesus e a humanidade".

A Imagem Peregrina permaneceu na escola para que os devotos fizessem seus registros fotográficos como lembrança do momento. Depois foi entregue pelo capelão naval aos representantes da Diretoria da Festa do Círio de Nazaré.

Por Rosângela Machado.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores