Jovem é empurrado de ponte em protesto no Chile

Justiça chilena investiga se policial militar foi autor da tentativa de homicídio

sab, 03/10/2020 - 19:59
ALVARO SANTA ANA / AFP Um vídeo que mostra o momento em que o oficial empurra o rapaz da ponte Pio Nono viralizou nas redes sociais. ALVARO SANTA ANA / AFP

A Justiça chilena investiga se um policial militar foi o responsável por empurrar um jovem de 16 anos de uma ponte sobre o rio Mapocho, durante uma manifestação em Santiago, capital do país. O policial foi detido horas depois do crime e acusado de tentativa de homicídio.

Um vídeo que mostra o momento em que o oficial empurra o rapaz da ponte Pio Nono viralizou nas redes sociais, bem como a imagem da vítima caída no leito do rio. Internado na clínica Santa María, em Santiago. O rapaz tem quadro de saúde estável, mas fraturou os pulsos e sofreu traumatismo craniano.

A manifestação da qual a vítima participava começou na Plaza Italia, onde os atos a favor de uma nova constituição e de reformas no sistema de aposentadoria vem ocorrendo desde de outubro de 2019. Interrompidos pela pandemia da covid-19, os protestos estão sendo retomados em diversas cidades chilenas.

A declaração inicial do general Enrique Monrás, dos carabineros (polícia chilena), de que as imagens estavam sendo "revisadas para determinar se houve ou não intenção de derrubar o jovem ou apenas detê-lo" revoltou a população, causando novos protestos. Por sua vez, o ministro de Interior, Victor Pérez, afirmou que aguarda o resultado das investigações e que a conduta do carabinero  foi "condenável, assim como todo ato de transgressão dos direitos humanos".

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores