Círio do distanciamento fortalece devoção a Nossa Senhora

Missa na Sé, manifestação de fiéis nas redes sociais e o sobrevoo de helicóptero da Imagem Peregrina por Belém emocionaram os devotos no domingo sem a grande procissão de outubro

por Antônio Carlos dom, 11/10/2020 - 11:24

Os peregrinos saíram às ruas de Belém. Alguns, não os milhares de outubros passados. Os romeiros cumpriram seu percurso de fé, na rota das procissões. Poucos, não os milhões de todos os anos. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora saiu da Catedral para a Basílica Santuário, depois da missa tradicional. Saiu pelo alto, em sobrevoo de helicóptero, com paradas em cima de hospitais que acolhem as vítimas da covid-19. O Círio de número 228, o Círio diferente, o Círio virtual, marcado pela pandemia do novo coronavírus, foi o Círio do distanciamento social, do recolhimento, sem a multidão de pés e mãos unidos no asfalto, mas foi também o Círio da renovação da fé, do agradecimento, do apelo por saúde e da celebração da vida. 

A programação oficial da Igreja católica começou com a Santa Missa na Sé, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. "Círio é luz acesa, que se acendeu no nosso batismo e representa a fé. Círio remete à Páscoa. É Cristo ressuscitado. Que este Círio seja consolo para pessoas que sofreram ou sofrem neste quadro doloroso que tantas pessoas sofreram e sofrem", disse no sermão dom Taveira. "O Círio é feito por todos nós. Vivemos um Círio diferente, mas ainda Círio. Viemos aqui para proclamar que a nossa fé não tem distâncias. Hoje, todo o povo de Deus está reunido. Que esse sentimento esteja gravado em oração, no coração de todos nós."

Desde as primeiras horas da manhã, grupos de fiéis se aglomeravam na área próxima da catedral, na praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha, isolada por policiais militares. No fim da missa, dom Alberto Taveira levou a imagem da santa para um rápido encontro com os devotos, antes do embarque em carro que a levou até o Portal da Amazônia, para o helicóptero.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sobrevoou os seguintes locais: Santa Casa de Misericórdia, Pronto-Socorro Municipal, Hospital Ophir Loyola, Hospital Otávio Lobo, Hospital Barros Barreto, Hospital Porto Dias, Hospital Metropolitano, Hangar – Centro de Convenções e Hospital Abelardo Santos. Depois da viagem, de forma simbólica, a Imagem atravessou as avenidas do trajeto do Círio e desceu no Arraial de Nazaré, ao lado da Basílica Santuário. Nos próximos 15 dias a Santa ficará na Basílica Santuário.

No sábado à noite, na hora da Trasladação, contrariando as recomendações da Igreja e das autoridades sanitárias do Estado, grupos de promesseiros e fiéis caminharam de Nazaré até a Cidade Velha. Muitos estavam sem máscara. De manhã, no domingo, a cena se repetiu no sentido oposto, numa reprodução em diminuta dimensão da grande romaria do Círio. (Veja vídeo abaixo)

Círio on-line

Jornalista e professora, estudiosa do Círio de Nazaré nas mídias, a pesquisadora Regina Alves escreveu artigo sobre o Círio eletrônico ao longo da história, da primeira transmissão pela TV até a cobertura on-line que se impôs aos paraenses em 2020. “A televisão chegou a Belém em 30 de setembro de 1961, em pleno clima do Círio, que seria dia 8 de outubro. A TV Marajoara Canal 2 ficava no Largo de Nazaré e mostrou logo a que vinha: tirou do estúdio para a rua um enorme videoteipe – dois metros de altura e 800 quilos -, instalou o caminhão de externa ao lado da praça e uma câmera no ângulo oposto. Isso garantiria as imagens da chegada do Círio à Basílica. Para cobrir a romaria, apenas um cinegrafista, com uma câmera de cerca de 70 quilos e filme mudo”, registrou.

Em 1997, já com internet, destacou a professora, os avanços da comunicação permitiram que  a TV abrisse canais para a manifestação de devotos no mundo todo. “Da Alemanha, um grupo contava que ia almoçar pato no tucupi (o pato era búlgaro, mas o tucupi e o jambu eram paraenses!). Todos estavam emocionados, muitos diziam ‘estar em casa’, outros pediam e agradeciam graças. A celebração dos ausentes se ampliou quando as mídias permitiram a participação ao vivo nas transmissões”, escreveu.

Em 2009, lembrou Regina, o padre Vladian Alves, de Roma, denominou uma nova categoria criada pela tecnologia, ao declarar-se um “peregrino on-line”. “Na evolução, smartphones permitem autonomia na criação de narrativas pessoais sobre a festa, principalmente veiculadas nas redes sociais”, observou a professora.

Para Regina Alves, os registros das transmissões do Círio são importantes para a história da festa e da própria TV paraense. “Na externa da Marajoara, que foi perdida, como todo o acervo do Canal 2, começava a crônica da narrativa televisual do Círio de Nazaré, eterno desafio para o jornalismo. Seria um documento precioso. Como será precioso o registro do trabalho das emissoras paraenses neste domingo, construindo mais uma narrativa do Círio quando, pela primeira vez, o desafio será trabalhar a ausência da romaria nas ruas de Belém”, assinalou.

No mais incomum dos Círios da história, as redes sociais ecoaram a fé e a devoção dos católicos em mensagens que emocionam:

“Sem a multidão nas ruas, sem as lágrimas dos fiéis, sem a Berlinda, sem a Trasladação, mas dentro de nós muitos sentimentos: paz, amor, fé e devoção! Feliz Círio”;

"O Círio 2020, atípico e em um contexto de pandemia, deve reproduzir em nós os sentimentos de amor ao próximo, de fé e de temperança. Desejo o melhor a todos os paraenses - e que Nossa Senhora de Nazaré possa nos abençoar e nos amparar, hoje e sempre. Feliz Círio!";

"Nossa senhora de Nazaré nos abençoe. Cuide de cada um de nós. De nossas famílias, amigos e da humanidade. Nos dê saúde e tranquilidade. Feliz Círio. A festa linda já começou! Diferente e com a fé mais fortalecida!";

"Feliz Círio! Acordei com Nazica passando aqui no Tapanã, indo para o Albelardo!";

"É Círio outra vez, e a nossa festividade da fé está acontecendo no lugar onde nasceu: dentro do coração dos paraenses."

Embed:

LeiaJá também

Círio virtual terá programação voltada para o recolhimento

Carros do Círio ficam em exposição na Praça Santuário

Música retrata a realidade do Círio 2020: com fé, em casa

Websérie aquece o coração dos devotos de Nossa Senhora

Para devotos, Círio terá a mesma exuberância de fé

 

COMENTÁRIOS dos leitores