Documentário resgata imagens antigas do Círio de Nazaré
Filme atravessa 228 anos de tradição e recupera história da maior festa católica do povo paraense
Com a pandemia de covid-19, o Círio 2020 não teve as grandes procissões. A Diretoria da Festa de Nazaré elaborou uma série de programações on-line para manter os fiéis mais próximos de Nossa Senhora de Nazaré. Um desses trabalhos foi a produção do documentário “Círio de Nazaré - 228 anos de história em imagens”.
O trabalho do produtor paraense Eduardo Souza reúne um vasto material com momentos raros e inéditos da festa, recolhidos de cinematecas, filmotecas, bibliotecas, acervos públicos e particulares do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos. “Como já vinha trabalhando algumas questões com a Diretoria da Festa, como projetos ligados a audiovisual, eu tive a idéia de pegar o material de acervo e montar um documentário histórico, de contar a história do Círio desde o início até os dias de hoje”, comenta Eduardo.
O produtor avaliou a importância da realização desse documentário em um ano tão difícil como 2020. “Considerando que não houve Círio presencial, eu considero o documentário de total importância agora mais do que nunca, tanto que a maioria dos relatos que ouvi foram emocionados. E é um filme que mostra muitas épocas, fazendo com que pessoas jovens e idosas consigam ver imagens da sua época no Círio.”
“Círio de Nazaré - 228 anos de história em imagens” pode ser visto gratuitamente no Facebook na página “Cine Darcy”, e também no canal do Youtube da produtora “Mekaron Filmes”. O filme tem direção, roteiro, pesquisa e edição de Eduardo Souza, produção executiva de Júlia Garcia, trilha sonora de Leonardo Venturieri e apoio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).
Por Henrique Herrera.