Filas: fiéis aguardam para ver Nossa Senhora da Conceição
Organizados, homens, mulheres e crianças esperaram pacientemente para chegar até à santa
Nem o forte sol, nem o medo do coronavírus impediram os devotos de Nossa Senhora da Conceição de subirem o Morro, neste sábado (8), para reverenciar a Virgem. Este ano, por conta da pandemia, a organização da festa organizou filas no portão que fica aos pés da imagem para minimizar a aglomeração de pessoas no local.
Esta é a primeira vez que a entrada dos fiéis no santuário é organizada dessa maneira. No portão C, voluntários controlam a passagem das pessoas e recolhem objetos e velas trazidos para receber uma benção. Segundo Elton Rodrigues, de 18 anos - há quatro trabalhando na festa -, a tarefa não tem sido muito simples. "Tem gente que insiste em entrar, mas a gente tenta organizar. Estamos fazendo isso para evitar aglomeração e o coronavírus".
Pela quantidade de pessoas, algumas não aguentam esperar para chegar aos pés da santa e se ajoelham na fila mesmo. Após uma oração, ajoelhada no asfalto, Verônica Santos falou sobre sua devoção. Moradora do bairro dos Bultrins, em Olinda, ela vem de casa caminhando até a Zona Norte do Recife, há seis anos, para provar sua fé.
Segundo Verônica, a Virgem já a atendeu em inúmeras graças, algumas "impossíveis de acreditar" e a confiança nela é imensa. "Tudo é a fé interna. Ela é tão certeira que vários trechos do caminho são estranhos, mas sempre aparece alguém para me acompanhar e as pessoas esperam eu passar. Me sinto protegida".
Também aguardando na fila, Maria Adisa parecia satisfeita com a organização. Ela disse que a espera estava fluindo rapidamente e que valia à pena aguardar para chegar perto de Nossa Senhora da Conceição. "Venho todos os anos, todo ano deveria ser assim (com fila). Tudo vale à pena por causa da nossa fé. A fé nela é imensa".