Covid: SP cria Vacinômetro para contabilizar imunizados
Placar digital anuncia dados repassados pela plataforma Vacivida; sistema poderá auxiliar no monitoramento de vacinados e possíveis reações da CoronaVac
Em São Paulo, o governo do estado usa uma ferramenta virtual para contabilizar o número de pessoas imunizadas em território paulista contra a Covid-19. A ferramenta digital, que ganhou o nome de Vacinômetro, é um dispositivo que acompanha a vacinação em tempo real e está no ar desde a manhã desta terça-feira (19).
De acordo com a Secretaria de Comunicação, responsável pela elaboração do Vacinômetro, os dados que alimentam o placar eletrônico virtual são da plataforma Vacivida. O sistema, criado para monitorar toda a campanha de vacinação com a Coronavac em território paulista, recebe todos os relatórios diários da atualização de doses aplicadas nos 645 municípios do estado. Além de repassar os dados para contabilização, o Vacivida abriu um cadastro prévio para que toda a população participe da imunização contra a Covid-19 em São Paulo.
O sistema que mantém o Vacinômetro também acompanha a cobertura vacinal e atua no monitoramento de casos que possam vir a apresentar reações adversas ao imunizante. Segundo a Secretaria, todas as pessoas vacinadas receberão um documento antifraude que comprova a participação na campanha. Os dados estarão integrados ao aplicativo Poupatempo Digital e poderão servir como base para o acompanhamento do Ministério da Saúde.
O Vacinômetro está disponível no www.saopaulo.sp.gov.br. Até o fechamento desta reportagem, a plataforma mostrava mais de 4 mil pessoas vacinadas no estado.