SP: sistema de saúde pode entrar em colapso em até 25 dias

Especialista faz projeção baseada nos números de infectados e disponibilidade de leitos nos hospitais

por Rafael Sales sex, 12/03/2021 - 14:56

De acordo com a especialista Simone Batista, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o sistema de saúde do Estado de São Paulo pode entrar em colapso em até 25 dias. O cálculo foi feito levando em consideração a média do mês de março de pessoas que precisaram ser internadas e da abertura de novos leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), seja nos hospitais da rede pública ou privada. Caso o ritmo do número de internações seja o mesmo dos últimos dias, o colapso pode acontecer já no início de abril.

A previsão de um colapso se mostrou presente diante dos números apresentados nos primeiros dias de março. Foi registrado em regiões do interior do estado e na região metropolitana pelo menos 38 mortes de pacientes com Covid-19 que aguardavam a liberação de leitos intensivos. Estima-se que a Grande São Paulo tenha cerca de 4,7 mil pessoas internadas nas UTI’s, sendo que o número total de leitos é de 5,6 mil.

A média na taxa de ocupação em leitos de hospitais no Estado de São Paulo é de 83,6%, a maior desde o início da pandemia. Até então o último recorde tinha sido em 19 de maio do ano passado, quando foi registrado que 78,6%. O número de internados em UTI apresentou números recordes: são aproximadamente 21 mil pessoas. E a média diária de mortes por infecção do novo coronavírus no estado também é recorde pelo terceiro dia consecutivo, com 313 óbitos.

Já no país todo, um último levantamento na última quarta-feira (10) registrou 2.349 mortes em um período de 24 horas. Por conta dos números em ascendência, o Governo do Estado de São Paulo decretou na última quinta-feira (11) novas medidas de segurança para uma fase emergencial em todo o Estado, incluindo toque de recolher das 20h até às 5h.

COMENTÁRIOS dos leitores