Osiris-Rex inicia retorno à Terra com amostra de asteroide

Segundo a Nasa, sonda espacial deve chegar em setembro de 2023

por Rafael Sales qui, 13/05/2021 - 10:31
Divulgação / Nasa Reprodução da sonda Osiris-Rex no asteroide Bennu Divulgação / Nasa

Nesta semana, a sonda Osiris-Rex, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), iniciou percurso de volta para ao planeta Terra. A chegada está programada para setembro de 2023. A nave espacial havia sido lançada em 2016 e conseguiu alçar pouso em 2018. O objetivo era coletar amostras em uma cratera do asteroide Bennu, atividade realizada em outubro de 2020.

De acordo com informações divulgadas pela Nasa, a sonda espacial vai circundar o Sol e a órbita de Vênus. Após entrar na atmosfera, a cápsula que contém as amostras do asteroide vai se separar do restante da espaçonave para pousar em uma área deserta, localizada a oeste do estado de Utah, nos Estados Unidos. Todos os itens coletados, como pedaços do asteroide e poeira, serão estudados e catalogados.

O asteroide Bennu foi descoberto em 1999 e tem cerca de 500 metros de diâmetro. O tamanho é relativamente pequeno, se comparado aos corpos celestes do sistema solar. De acordo com os estudos científicos, é provável que Bennu tenha cerca de 4,5 bilhões de anos de idade. O asteroide estava entre as órbitas de Marte e Júpiter, mas com o passar dos anos, devido a absorção de energia solar, aproxima-se cada vez mais do Sol.

Este fenômeno é conhecido como Efeito Yarkovsky e acontece quando energias térmicas entram em contato com meteoritos e asteroides. Por conta disto, Bennu é catalogado como potencialmente perigoso para a Terra, uma vez que esse movimento traz chances de colisão com o planeta, ainda que sejam pequenas. As possibilidades de um contato com a Terra são de 0,0004%, ou seja, 1 em 2.700, e pode acontecer entre os anos 2170 e 2200.

COMENTÁRIOS dos leitores