Acusado de roubar bicicleta, jovem denuncia racismo no RJ

Ele esperava a namorada em frente a um shopping na área mais nobre do Rio de Janeiro e publicou o vídeo do momento em que um casal de jovens o aborda

por Victor Gouveia seg, 14/06/2021 - 13:12
Reprodução/Facebook O instrutor de surfe Matheus Ribeiro em uma foto antiga com a sua bicicleta Reprodução/Facebook

Acusado de roubar a própria bicicleta, o instrutor de surfe Matheus Ribeiro compartilhou o vídeo do momento em que foi abordado por um casal de jovens no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele denuncia que foi vítima de racismo na área mais nobre da capital carioca.

Na tarde do Dia dos Namorados, no sábado (12), Matheus esperava a namorada em frente ao Shopping Leblon, alocado no bairro com o metro quadrado mais caro do Rio, quando foi abordado. De acordo com o relato, mesmo sem provas, a dupla o acusou de ter roubado a bicicleta elétrica na qual estava montado.

"Você pegou a bicicleta ali agora, não foi?", questionou o jovem.

Para tentar provar sua inocência, Matheus mostrou fotos antigas com a bicicleta e a chave do seu cadeado. Nesse momento, ele conta que quando o rapaz pegou o dispositivo sem autorização para verificar se a fechadura encaixava na sua chave.

"Frustrado com sua tentativa, ele diz que não me acusou, afinal, o rapaz só estava perguntando", recordou Matheus em um texto publicado nas suas redes sociais.

O casal foi embora sob os xingamentos do instrutor de surfe, que acredita ter sido mais uma vítima de racismo.

“São coisas que encabulam o racista. Eles não conseguem entender como você está ali sem ter roubado dele, não importa o quanto você prove [...] isso não foi um desespero de quem foi furtado, isso o é o desespero do racista quando vê a gente perto. Ela não tem ideia de quem levou sua bicicleta, mas a primeira coisa que vem a sua cabeça é que algum neguinho levou", desabafou.

O LeiaJá procurou Matheus para confirmar se o caso foi denunciado às autoridades, mas não obteve resposta até o momento da publicação.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores