Covid-19: variante da Amazônia predomina em Pernambuco

Até o momento, os sequenciamentos genéticos de amostras de pacientes pernambucanos positivos para a Covid-19 não identificaram a linhagem Delta

por Jameson Ramos sex, 30/07/2021 - 17:48
Miva Filho/SES-PE Sequenciamento feito no Instituto Ageu Magalhães Miva Filho/SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta sexta-feira (30), que, de 2012 amostras positivas para a Covid-19 analisadas na mais recente rodada de sequenciamento genético, a variante P.1, derivada da Amazônia, é a linhagem do vírus que prevalece em Pernambuco com 97% das amostras.

No restante dos genomas foram identificadas as linhagens B.1.1.525 (1), B.1.222 (1), P.1.1 (2), P.1.2 (2) e um caso da cepa Alpha (B.1.1.7), relatada primeiramente no Reino Unido, identificada em um paciente residente no município de Caruaru, no Agreste. A amostra foi coletada no fim de abril.

“Sabemos que a P.1 é preocupante, mas, independente das cepas identificadas, os cuidados precisam e devem continuar. Uso correto de máscaras, distanciamento e higienização das mãos é fundamental. Relaxar nas práticas pode causar aumento de casos e internações. Não podemos descuidar. Só com cuidados e vacinação conseguiremos vencer a pandemia", salienta o secretário de Saúde André Longo.

Variante Delta

Até o momento, os sequenciamentos genéticos de amostras de pacientes pernambucanos positivos para a Covid-19 não identificaram a linhagem Delta (B.1.617.2) do novo coronavírus, detectada inicialmente na Índia. Os três casos registrados são importados, todos envolvendo tripulantes filipinos.

COMENTÁRIOS dos leitores