NASA envia sonda espacial para explorar coroa solar

Missão tem o objetivo de estudar possíveis emissões de energia do sol, que impactam o planeta Terra

por Rafael Sales qui, 05/08/2021 - 20:45
Pixabay/Gerd Altmann Pixabay/Gerd Altmann

A Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA) enviou, por meio de um foguete espacial, um instrumento chamado Marshall Grazing Incidence X-Ray Spectrometer (MaGIXS) em direção ao Sol. A intenção da missão é procurar estudar e entender o fenômeno que ocorre na região externa da maior estrela de nosso sistema, a coroa solar, parte formada por plasma que libera material e energia ao espaço.

De acordo com a responsável e líder da missão espacial, Amy Winebarger, o projeto se deu por conta do conhecimento sobre os mecanismos de aquecimento do sol, que ainda não foram explorados ao máximo. Assim, O MaGIXS que é formado por um aparelho de sondagem e espelhos parabólicos, além de uma câmara de alta potência, será o instrumento responsável por colher mais informações sobre as características das emissões solares.

Os resultados da missão servirão como fonte de respaldo para evitar possíveis eventos na Terra, já que foram observados que potenciais explosões solares podem chegar ao planeta e interferir em satélites de comunicação e sistemas eletrônicos. Resta saber se esses eventos possuem correlação com a coroa solar que será estudada, ou a outro fenômeno da estrela. Segundo os responsáveis pelo projeto, a divulgação das descobertas está prevista para os próximos meses.

O sol é dividido em quatro camadas diferentes: núcleo, fotosfera, cromosfera e coroa. A primeira região é localizada no centro da estrela, onde ocorrem reações termonucleares que proporcionam energia para todo o corpo celeste. Após as subdivisões, a última camada é a coroa, local externo da estrela que será estudado pela MaGIXS, que pode chegar à temperatura de 3.500 graus Celsius.

 

COMENTÁRIOS dos leitores