Dia do Estudante: o desafio da volta às aulas
Com a diminuição das restrições, as aulas tendem a normalizar neste segundo semestre de 2021; desafio é conscientizar alunos sobre cuidados constantes durante a pandemia
Em 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, data para celebrar um direito básico do cidadão. As aulas (sobretudo no ensino médio e fundamental), de forma gradual, estão de volta. Porém, o principal desafio para as escolas é conscientizar os alunos a seguirem os protocolos contra a COVID-19.
A vice-diretora Alessandra Kehdi Cipullo, da escola estadual Professor Máximo Ribeiro Nunes, localizada em São Paulo, relembra sobre os desafios da volta às aulas e de conscientizar as crianças. "Vai ser um dia de cada vez, falar, repetir. Porque infelizmente, apesar de toda orientação que a sociedade recebe, dentro de casa temos outro tipo de vida. Os alunos estão aprendendo a ficar de máscara e respeitar os protocolos", afirma.
Além do desafio da conscientização, a vice-diretora disse que o comportamento social das crianças também mudou. "As crianças estão tendo que reaprender a conviver, ver o amigo e não poder chegar perto. Mas a gente percebeu uma felicidade imensa deles voltarem à escola. Eles estavam necessitados de ter esse convívio", diz Alessandra. "Eu estou na educação há 31 anos, e a gente até brinca que o aluno estava com saudades de tomar bronca", completou.
Segundo a vice-diretora, os protocolos que a escola segue são: medição de temperatura na entrada; álcool em gel em todas as salas e em alguns pontos da escola; divisão de alunos por turnos; as salas estão organizadas para respeitar o distanciamento; os recreios estão divididos em três grupos; exigência das máscaras; não pode ter o empréstimo de material.
Nesse intervalo, a escola faz um monitoramento junto aos pais e alunos. Em caso de suspeita ou sintomas, a diretoria deve fazer um registro dos casos na Secretaria Escolar Digital.