Roubos no Metrô do Recife causaram 317 falhas no sistema

A CBTU mostra que, recentemente, passou-se a observar outra modalidade de roubo: o furto de clipes responsáveis por prender os trilhos na via

por Jameson Ramos qua, 11/08/2021 - 18:08
Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo Metrô do Recife Julio Gomes/LeiaJá Imagens/Arquivo

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) detalhou nesta quarta-feira (11) que os roubos de cabos e clipes do sistema do Metrô do Recife vêm se intensificando ao longo dos últimos quatro anos. De 2016 a 2020 a CBTU registrou 317 falhas no sistema, o que causou um prejuízo calculado de R$ 350 mil. 

Segundo a companhia, foram 15,5 km de cabos roubados da via. Os três sistemas mais afetados pelos roubos de cabos são: Sistema de 6.6 KV ca (sistema responsável pela alimentação de todos os sistemas de sinalização de via); Sistema de retorno de tração (retorno da tração dos trens para a subestação alimentadora); Cabos de sinalização de via.

Recentemente, passou-se a observar outra modalidade de roubo:  o furto de clipes responsáveis por prender os trilhos na via. Cada clipe furtado pesa em torno de 750 gramas e, provavelmente, são vendidos aos ferros-velhos da região.

Esses dois tipos de roubo afetam diretamente a velocidade dos trens, que passam a trafegar com velocidade bastante reduzida, causando grandes transtornos para o deslocamento da população da Região Metropolitana do Recife, usuária do Metrô. A não disponibilidade de clipes para reposição pode causar até a interdição de parte da via. 

A CBTU Recife esclarece que foi preparado um relatório e entregue a órgãos de Segurança Pública com o intuito de se realizar um trabalho em conjunto de identificação de receptadores desse material e aplicação de penalidades judiciais cabíveis. CBTU pede para que a população local denuncie os casos de roubos e de vandalismo através do telefone Metrô Denúncia: 3455.4566.

COMENTÁRIOS dos leitores