Brasil: emissões de gás estufa são os maiores desde 2006

Enquanto os índices nacionais aumentaram, as emissões de gases no último ano diminuíram no mundo

por Rafael Sales qui, 28/10/2021 - 22:19
Pixabay/Alyoshine Pixabay/Alyoshine

De acordo com o mais recente relatório publicado pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), o Brasil continua com índices em tendência de alta no que diz respeito às emissões de gases do efeito estufa. Vale lembrar que o fenômeno aconteceu com mais intensidade nos últimos dois anos - e 2020 registrou a maior taxa de emissão desde 2006.

Dentre os registros mais chamativos do relatório, está o fato do Brasil ter tido um aumento de 9,5% nas emissões de gases em 2020, no período de pandemia, enquanto no mundo todo houve queda de aproximadamente 7%. Ao que tudo indica, os principais fatores que podem ter acarretado nesse acontecimento são os aumentos de desmatamento, seja na região da Amazônia ou no Cerrado.

A emissão de gases que vão diretamente para a atmosfera é o principal fator que agrava a crise climática no mundo. Para conter o fenômeno, foi criado o “Acordo de Paris”, programa nacional que visa conscientizar os países a diminuirem as taxas de gases ofensivos. A meta do projeto é estabilizar a temperatura do planeta em 1,5°C nesse século, mas para isso é necessário reduzir as emissões em 7,6% ao ano, entre 2021 e 2030.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores