SP faz 468 anos e oferece turismo gratuito aos visitantes
Coordenadora do curso de turismo da UNG dá dicas de lugares para se visitar na semana do aniversário da capital paulista
Considerada a maior e mais populosa cidade do Brasil, que atualmente supera os 12 milhões de habitantes, a capital paulista também é um dos principais centros financeiros, responsável por concentrar boa parte do mercado presente no país.
Além de sua forte presença e peso na economia do país, SP também se destaca como uma cidade turística, com diversas vistas arquitetônicas e localidades indispensáveis para qualquer pessoa que busca por maneiras agradáveis de se curtir uma tarde, por exemplo. Para fechar a semana em que se comemoram os 468 da maior metrópole do país, o curso de Turismo da Universidade Guarulhos (UNG) preparou uma lista de pontos turísticos gratuitos para se conhecer na cidade.
A primeira recomendação da coordenadora do curso, Regina Fernandes Dias, é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que segundo Regina, possui um dos melhores acervos de arte do Brasil. O centro cultural foi fundado pelo escritor, jornalista e advogado Assis Chateaubriand (1892-1968) em 1947 e encontra-se na Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista.
Outro ponto turístico é o Mercado Municipal de São Paulo. “Com grande variedade de frutas, legumes, verduras e uma oferta generosa de petiscos gratuitos para degustação. Além da oportunidade de garantir uma feira de qualidade e sair com a sacola cheia”, descreve Regina. O local fica na rua Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo.
Com um espaço bem conservado e uma extensa área verde, Regina destaca o Parque Ibirapuera, localizado na Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana. “Esse é um dos melhores locais para caminhadas, encontros, reuniões de famílias, piqueniques e outras atividades ao ar livre”, pontua.
Regina também recomenda o Beco do Batman, que homenageia um dos maiores super-heróis da editora DC-Comics. “Localizado na Vila Madalena, o beco reúne traços coloridos e obras do artista Eduardo Cobra, um dos grafiteiros mais famosos do Brasil”, explica.
Por fim, a coordenadora ressalta a Avenida Paulista, símbolo de São Paulo, cercada por shoppings, hotéis, livrarias e centros culturais. “É um local que merece uma visita para contemplar a beleza e a diversidade gastronômica e cultural, presentes em único lugar”, finaliza Regina.