Ômicron: Quais sintomas da nova variante da Covid-19?

A nova variante é a mais transmissível do coronavírus

seg, 14/02/2022 - 17:00
Pixabay DNA do coronavírus Pixabay

Os casos da nova variante ômicron do coronavírus continuam avançando no Brasil. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), essa cepa é muito mais transmissível do que a SARS-CoV-2. Para evitar a propagação dessa variante é necessário quando identificar seus sintomas, realizar o teste.

  Sintomas ômicron 

O infectologista clínico e professor do curso de Medicina na Universidade de Santo Aamaro (UNISA), Dr. Marco Antônio Lazzeti, afirmou que os sintomas da ômicron não são tão diferentes da SARS-Co-2 tendo em vista que ela é uma variante do coronavírus.

Segundo o infectologista, nessa situação podem existir pessoas assintomáticas que não apresentam sintomas da doença, ou oligossintomáticas que apresentam os síntomas de maneira leve, como dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, e pessoas que podem desenvolver quadros mais graves, com desconfortos respiratórios.

"Como a grande maioria das pessoas no nosso país hoje são vacinadas, os sintomas estão mais leves, que é aquilo que a gente espera que aconteça. Mas na realidade não existe uma diferença do que era e o que é. A diferença é que a população está vacinada e isso juda na sintomatologia.", explicou.   

H3n2 X Ômicron 

Dr. Marco afirmou que a H3n2 é um vírus influenza, e esse tipo de vírus tem uma sintomatologia mais constante. Isso significa, febre elevada, muita dor no corpo, muita dor de cabeça e corisa. Além disso o tempo da doença no corpo é maior, chegando a 7 a 10 dias. "Mesmo assim, você hoje não consegue diferenciar um quadro mais severo de coronavírus e e influenza. Única forma de fazer isso é o teste", afirmou o infectologista.

COMENTÁRIOS dos leitores