“Independência ou Morte” é destaque no Museu do Ipiranga

Obra do pintor Pedro Américo passa por restauração com ajuda de vários profissionais; público poderá ver o resultado na reabertura do museu para comemoração dos 200 anos da Independência

ter, 22/02/2022 - 13:48
Wikimedia/Rodrigo Soldon Wikimedia/Rodrigo Soldon

Este ano, a Independência completa 200 anos no dia 7 de setembro. O quadro "Independência Ou Morte", de Pedro Américo (1843-1905) é considerado a maior representação pictórica do fato histórico ocorrido às margens do Ipiranga e passa por restauração.

O projeto da reconstrução aconteceu no próprio salão onde atualmente se encontra exposto, pois o tamanho do quadro é maior do que a porta. Uma equipe trabalhou na tela (que tem 7x 4 mestros) que " ganhou as cores originais, voltaram as cores. Então, ela está realmente muito próxima do original mesmo” ,apontou Yara Petrella, a chefe de restauro do Museu.  

Pedro Américo era paraibano mas vivia na Itália, como muitos artistas na época. 66 anos depois da Independência, recebeu uma encomenda da Família Real para pintar o célebre momento de D. Pedro I às margens do Ipiranga. “Ele [Pedro, o pintor] deu à tela uma contemporaneidade para final do século XIX que fez com que ela se tornasse uma figura emblemática” explicou Cecília Helena Oliveira, ex-diretora do Museu Paulista.  

O artias plástico fez vários desenhos até chegar à tela final. Visitou São Paulo e se inspirou em outro quadro, “A Batalha de Friedland” do francês Meissonier, de 1875. A tela mostra um momento idealizado, não exatamente um retrato fiel daquele momento. Para aquele tipo de viagem, eram comuns as mulas e não cavalos, por exemplo.

Desde 2013 o Museu do Ipiranga está fechado ao público para obras e restauros, após um estudo apontar que a estrutura do prédio estava insegura. A previsão de reabertura é para setembro de 2022, como parte das comemorações da Independência.

Por Camily Maciel

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores