Desobrigação do uso de máscara em locais abertos é segura
O infectologista Filipe Prohaska informou que os dados demonstram segurança para desobrigação do uso de máscaras em locais abertos em Pernambuco
A desobrigação do uso de máscaras em locais abertos em Pernambuco vai passar a valer a partir desta terça-feira (29). A decisão foi tomada pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 nesta segunda-feira (28), que também liberou a realização de eventos com 100% do público em shows, festas e estádios de futebol.
Atualmente, Pernambuco registra 78,39% da população elegível com o esquema vacinal completo, com o total de 17.952.159 de doses aplicadas.
A decisão, baseada nos recentes dados de saúde que registraram a sétima semana consecutiva de queda nos índices da Covid-19 em Pernambuco, pode não acarretar na volta do aumento de casos da doença, de acordo com o chefe da Triagem de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e médico infectologista do grupo Oncoclínicas, Filipe Prohaska.
“É importante entender que no restante do Brasil, vários Estados já vinham diminuindo o número de casos e retirado a necessidade da obrigação do uso de máscara em ambiente aberto, e não houve aumento mesmo nessa situação”, afirmou.
O infectologista informou, ainda, que a medida é segura, principalmente para quem está com o esquema vacinal completo. “Pernambuco estava até sendo conservador com relação a isso, mas a melhora dos números somada à diminuição do número de internamentos com o avanço da vacinação, principalmente com o número da vacinação em crianças e o aumento da terceira dose para pessoas acima de 18 anos, deu essa sensação não apenas de segurança, mas dados consolidados dão segurança em não se usar máscara em ambientes abertos”.
No entanto, ele ressaltou que alguns grupos ainda devem manter o uso da máscara nos locais abertos. “Lembrando que pessoas imunossuprimidas e pessoas que ainda não tomaram as três doses, principalmente crianças e adolescentes, devem permanecer usando máscara neste período até completar o esquema vacinal. O que significa também que ambientes como escolas ou hospitais as máscaras devem permanecer obrigatórias até um outro momento”, completou.