Vietnã: pai transforma micro-ônibus em tanque para o filho

Van Dao investiu US$ 11 mil na conversão do veículo de madeira, inspirado no modelo francês EBR105 com uma réplica de canhão de 2,8 metros

ter, 29/03/2022 - 09:45
Nhac NGUYEN Truong Van Dao passa em frente a uma casa em um tanque de madeira na província de Bac Ninh, Vietnã, em 28 de março de 2022 Nhac NGUYEN

Um homem vietnamita dedicou centenas de horas e milhares de dólares para transformar um velho micro-ônibus em um tanque de madeira para seu filho, um passatempo incomum para um país que viveu uma prolongada guerra.

A cada fim de semana, Truong Van Dao, tira da garagem o antigo micro-ônibus de 16 lugares para percorrer seu bairro na província de Bac Ninh, a leste da capital Hanói, com seu filho de três anos sentado, orgulhosamente, no topo do tanque.

Van Dao investiu US$ 11 mil na conversão do veículo de madeira, inspirado no modelo francês EBR105 com uma réplica de canhão de 2,8 metros.

"Meu filho e eu nos divertimos passeando no tanque, que não tem nada a ver com armas, ou guerra", disse à AFP.

"Eu não o vejo como um veículo normal. Eu renovei o veículo como um tanque para deixá-lo mais interessante", acrescentou o carpinteiro de 31 anos.

Dao e dois colegas demoraram três meses para transformar o veículo. Preservaram o motor principal e o piso do micro-ônibus, mas mudaram o interior para dar espaço às engrenagens.

Mesmo que a cobertura de madeira não tenha sido complicada para o carpinteiro, ele teve dificuldades para fazer as oito rodas se moverem simultaneamente.

"A parte mais difícil foi fazer as quatro rodas subordinadas se moverem", comentou.

Por isso, a velocidade máxima que o veículo pode alcançar é de 25 quilômetros por hora.

Os tanques no Vietnã estão associados ao momento histórico em que os comunistas invadiram a entrada do Palácio da Independência de Saigon, em 1975, o que pôs fim a um período sangrento de conflitos com França, Estados Unidos e China.

COMENTÁRIOS dos leitores