Dia do Backup: saiba proteger seu histórico no WhatsApp

O aplicativo permite guardar uma cópia das suas mensagens tanto no iPhone quanto no Android

por qui, 31/03/2022 - 17:29
Flickr/Marina Stroganova Flickr/Marina Stroganova

Nesta quinta-feira (31) é celebrado o Dia Internacional do Backup, para lembrar aos usuários de tecnologia sobre a importância de se fazer cópia de segurança de seus arquivos. Um dos aplicativos que mais se preocupam em oferecer essas possibilidade ao Whatsapp, que foi foi criada em 2009. 

O aplicativo tem uma ferramenta própria para salvar as conversas e arquivos. No entanto, nem todos os usuários têm essa preocupação. No ano passado, o Google registrou um pico de interesse pelo backup do WhatsApp após uma queda que afetou o aplicativo e também outros serviços como Instagram e Facebook. Enquanto a queda durou algumas horas, a importância de criar um backup no aplicativo é permanente.

 Antes de começar, é preciso estar conectado à Internet e possuir espaço disponível na memória do celular. Para aparelhos Android, é obrigatório também uma conta do Google ativa. Já no iPhone, é necessária uma conta no serviço iCloud. É importante saber como fazer backup e garantir que suas conversas irão ficar a salvo em caso de incidentes. Siga os seguuintes passos no seu celular:

 Abra as configurações do WhatsApp (o ícone de três pontos no Android ou o botão de “Configurações” no iPhone); Selecione “Conversas”; Clique em “Backup de conversas”; Escolha a opção ‘Fazer backup”. Esse processo fará o WhatsApp criar um arquivo que poderá ser usado caso você precise configurar sua conta em outro dispositivo. No Android, o conteúdo fica salvo na memória local e na sua conta do Google Drive, enquanto no iPhone, o backup é transferido para o iCloud.  

Na tela “Backup de conversas”, também é possível configurar o mensageiro para fazer cópias das suas mensagens de forma automática. O aplicativo oferece opções de backups diários, semanais ou mensais. Em setembro de 2021, o WhatsApp liberou a opção de adicionar uma senha ao backup.  

Se o recurso for ativado, o arquivo ganhará criptografia de ponta a ponta e não poderá ser acessado por terceiros, nem mesmo o próprio WhatsApp, mas se você esquecer a senha e não tiver acesso à sua conta, não será possível recuperar as mensagens salvas no backup.  

Por Camily Maciel

 

COMENTÁRIOS dos leitores