Homens armados matam 24 pessoas no centro da Nigéria
O centro do país mais povoado da África é palco de inúmeros conflitos entre pastores nômades, majoritariamente muçulmanos, e agricultores cristãos
Cerca de 24 pessoas foram mortas por homens armados no estado de Benue, no centro da Nigéria, no mais recente atentado atribuído a gangues armadas, informaram autoridades locais nesta quarta-feira (13).
"Suspostos pastores mataram oito pessoas em Mbadwem, na região de Guma, e outras 16 em Tiortyu, na região Tarka", disse o porta-voz das autoridades locais, Nathaniel Ikyur.
"Dezenas de pessoas ficaram feridas e estão sendo tratadas em um hospital público", esclareceu Ikyur em um comunicado.
A polícia local apenas confirmou o ataque em Tiortyu, com um total de nove mortos.
O centro do país mais povoado da África é palco de inúmeros conflitos entre pastores nômades, majoritariamente muçulmanos, e agricultores cristãos, que lutam pelo controle da água e das terras.
Com a mudança climática, os conflitos se multiplicaram e diferentes comunidades têm mobilizado grupos armados para garantir sua proteção. Alguns recorrem a atividades ilícitas.
Estes "bandidos", como são conhecidos na região, realizam sequestros em massa nas escolas, saqueiam as aldeias e matam todos que resistem ou aqueles cujas famílias não podem pagar os resgates.