Linha Centro do metrô do Recife não opera nesta quarta

Problema com a alimentação de energia dos trens ocasionou a interrupção do serviço e fechamento de todas as estações. Frotas de ônibus foram remanejadas

por Vitória Silva qua, 20/04/2022 - 08:50 Atualizado em: qua, 20/04/2022 - 16:24

As estações da Linha Centro do Metrô do Recife amanheceram de portas fechadas nesta quarta-feira (20). Um problema na alimentação de energia elétrica teria ocasionado a interrupção do serviço, realizado pelas linhas Vermelha (Jaboatão) e Laranja (Camaragibe), que contemplam a maior parte da Região Metropolitana do Recife. Sem as estações, os passageiros buscaram como alternativa as frotas de ônibus nas integrações, que foram vistas ainda mais lotadas que o comum (veja vídeo abaixo).

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), houve a queda de parte da rede aérea de alimentação de energia dos trens, o que levou ao fechamento integral das estações da Linha Centro.

Quase oito horas após a publicação desta matéria, às 16h, a CBTU Recife informou que, "apesar de um trabalho incansável e ininterrupto desde a madrugada", ainda não foi possível a normalização da operação na Linha Centro.

"Assim que houver um novo posicionamento da Manutenção, todos serão informados", disse a CBTU em nota.

Histórico de problemas

Para quem usa o metrô do Recife, os problemas são semanais. Há relatos de lentidão e superlotação diariamente, mas a paralisação total do serviço também acontece com frequência. Há cerca de um mês, a Linha Camaragibe amanheceu parada por causa de um “problema técnico”. Uma parte da rede aérea localizada perto da Estação Cosme e Damião apresentou problemas e, com isso, o ramal foi paralisado. O problema, porém, não foi informado pela empresa.

Vá de ônibus

O Consórcio Grande Recife foi acionado para o reforço das linhas de ônibus que atendem a área. Foram reforçadas as linhas 200 - TI Jaboatão (Parador) para quem utiliza o Ramal Jaboatão; e 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 - Camaragibe (Derby) para aqueles que dependem do Ramal Camaragibe. Além destas, foram ativadas ainda as linhas especiais Jaboatão/Barro, Barro/Afogados/Joana Bezerra e Camaragibe/TIP. 

Confira registro da integração de ônibus em Camaragibe nesta manhã: 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores