Entenda a origem do Dia Internacional do Bombeiro
A data foi criada após recebimento de vários e-mails em 1999, devido à morte de cinco bombeiros em um incêndio na Austrália
Hoje (4) é comemorado o Dia Internacional do Bombeiro. Esta data foi criada após o recebimento e validação de uma petição através de vários e-mails em toda parte do mundo em 1999, relacionados à morte de cinco bombeiros em um incêndio na Austrália, quando a direção do vento mudou repentinamente e os envolveu em chamas.
O incidente que levou a criação desta data ocorreu em 2 de dezembro de 1998, na Comunidade Linton, na Austrália. Linton é uma área povoada em Victoria, Austrália, e os bombeiros na época estavam combatendo um incêndio maciço no mato. O evento foi tão trágico que comoveu muitas pessoas ao enviarem muitos e-mails sobre o ocorrido.
As funções de um bombeiro são: preservar a integridade física das pessoas; preservação de vidas; implementar planos de combate a incêndio e planos de evasão; fazer resgates na água, terra ou em altura; aplicar os procedimentos de atendimento pré-hospitalar; treinar equipes para atuarem junto com ele em caso de emergência; entre outras.
Além disso hoje é o dia de São Floriano, comemorado em vários países na Europa, por ser considerado um dos primeiros bombeiros comandantes de um batalhão romano real, patrono dos bombeiros e elemento simbólico. Por ser um homem de águas, São Floriano foi reconhecido como protetor contra as inundações, protetor dos incêndios e padroeiro dos bombeiros.
Por Camily Maciel