Entenda a chuva de meteoros que acontece nesta sexta

Nesta sexta-feira (03) será possível observar o fenômeno “Eta Aquáridas”. O acontecimento está associado ao Cometa Halley e poderá ser visto de todas as regiões

por sex, 06/05/2022 - 18:25
Foto/Divulgação: Observatório Espacial Heller & Jung Foto/Divulgação: Observatório Espacial Heller & Jung

Na madrugada desta sexta-feira (06) para sábado (07), será possível observar no céu do Brasil a primeira grande chuva de meteoros de 2022. O fenômeno conhecido como “Eta Aquáridas” poderá ser visto a partir das 2h da manhã em todo país.

Este fenômeno está diretamente relacionado ao Cometa Halley. Sempre que este faz o caminho mais próximo ao sol, solta fragmentos em seu rastro. O que observamos da Terra são estes fragmentos ou “restos” do cometa queimando enquanto entram na atmosfera.

Para conseguir observar bem o evento é necessário estar em um lugar com o céu limpo, não nublado e bem escuro. As nuvens ou luzes da cidade impedem a visibilidade dos céus da noite. Além disso, é importante observar o fenômeno em um local longe da Lua, para que o brilho dela não interfira na visibilidade do evento.

O fenômeno também poderá ser observado em outubro, caso não esteja tão visível durante esta madrugada. No entanto, o evento de outubro leva um nome diferente, é conhecido como Oriônidas. A chuva de meteoros pode ser flagrada no início da semana também, quando ainda não tinha atingido seu pico.

Por Matheus de Maio

COMENTÁRIOS dos leitores