Argentina diz que foi agredida por PM antes de esfaqueá-lo
Rossio Belém Martinez, de 23 anos, dormia em local conhecido como Casa do Governador quando foi abordada
A argentina Rossio Belém Martinez, de 23 anos, presa em flagrante depois de desferir golpe de faca contra um policial militar na praia de Maracaípe, Litoral Sul de Pernambuco, afirma que agiu em reação a suposta abordagem violenta do agente. A jovem diz que, na tarde da última quarta-feira (11), após um banho de mar, acabou adormecendo no local conhecido como “Casa do Governador”, de propriedade do Governo do Estado.
“Rossio estava tomando banho de mar, quando uma forte chuva começou. Por causa disso, ela foi buscar abrigo nesse local e pegou no sono. Ela foi acordada com vários tapas no rosto, seu nariz chegou a sangrar”, explica a advogada da argentina, Pierina Melo.
De acordo com Melo, a jovem trabalha como artesã, motivo pelo qual carregava uma pequena faca. “O canivete é o instrumento de trabalho dela, estava dentro de sua mochila. Ela desferiu um golpe e ele saiu do local andando. A gente está querendo pedir gravações de câmeras de segurança, porque, pelo que ficamos sabendo, o local é monitorado”, acrescenta.
A artesã segue detida na Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Ela ainda aguarda pela triagem, em uma cela com cerca de dez outras mulheres. “Ela fala muito pouco português e às vezes não entende o que dizemos. Por esse motivo, está sendo hostilizada por outras presas e se encontra bastante assustada. Queremos a ajuda do consulado nesse caso”, acrescenta a advogada.
Após o embate com Rossio, o policial militar foi socorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Em seguida, ele foi transferido ao Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, também no litoral Sul. De acordo com a PM, o estado de saúde do agente é estável.