Audiência discute ações para atingidos por deslizamentos

A reunião virtual entre órgãos de Jaboatão tratou sobre as ações adotadas pelo município no enfrentamento à situação emergencial causada pelas chuvas, que registrou 64 mortes

por Camilla Dantas sex, 10/06/2022 - 18:42
LeiaJáImagens Deslizamento no Curado IV, em Jaboatão Guararapes LeiaJáImagens

  As Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Jaboatão dos Guararapes se reuniram virtualmente, com representantes da Procuradoria-Geral do Município e integrantes das unidades do Conselho Tutelar de Jaboatão para colher informações, sobre quais ações adotadas pelo município no enfrentamento à situação emergencial causada pelas chuvas, nesta quarta-feira (8). De acordo com levantamento, o município foi o mais atingido pelos efeitos dos deslizamentos, com 64 mortos e 10 mil desalojados. 

Na audiência, o MPPE relatou que após apuração das informações, e após relatos dos conselheiros tutelares,que a Defesa Civil não conseguiu chegar nos locais de risco. "ficou evidenciado um quadro de estruturação deficiente da Defesa Civil municipal, que não conseguiu chegar aos locais do risco em tempo hábil e tampouco realizou um trabalho de comunicação eficiente com as comunidades para informar sobre o risco de deslizamento trazido, mesmo com o alerta de precipitações acima da média". 

Além disso, o MPPE acrescentou que também registrou dificuldades com a organização dos abrigos emergenciais para receber os desalojados, protestos de moradores por falta de assistência às vítimas e uma certa invisibilidade dos cidadãos que se abrigaram em casas de parentes e, por esse motivo, não foram cadastrados para receber auxílio e kits emergenciais. 

 Diante disso, o Ministério entrou em contato com o procurador-geral de Jaboatão, Eduardo Porto, sobre a situação das unidades e a possibilidade de transferência das pessoas para locais mais adequados. Porto informou que a quantidade de desalojados foi muito grande e que o município está buscando espaços alternativos.  

COMENTÁRIOS dos leitores