PF deflagra Operação Vil Metal de combate à moeda falsa

As investigações iniciaram em novembro de 2021. Em 2019, uma pessoa foi presa em flagrante 40 cédulas de 100 reais recebidas por meio postal

qua, 15/06/2022 - 18:43
Divulgação/PF Cédulas falsas de cem real apreeendidas Divulgação/PF

   A Polícia Federal deflagrou a Operação Vil Metal que tem como objetivo combater a distribuição de moeda falsa, nesta quarta-feira (15). Essa iniciativa é referente a quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, nas cidades de Recife e Paulista. 

As investigações iniciaram em novembro do ano passado, quando foi instaurado um inquérito policial objetivando apurar a reiterada conduta criminosa de uma pessoa que foi preso em flagrante em 7/11/2019 com 40 cédulas de 100 reais recebidas por meio postal. 

A partir disso, de acordo com a PF ação de hoje busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi do investigado que adquire as cédulas falsificadas de fabricantes localizados em outros Estados da Federação, os quais enviam as notas por meio dos Correios, e chegando no estado, distribui a outros indivíduos que repassam as cédulas falsas no comércio, e na aquisição de produtos como celulares, aparelhos eletrônicos, e outros objetos que são anunciados em aplicativos de compra e venda pela internet. 

Como identificar notas falsas? 

Diante dos casos, existem algumas formas de identificar a falsificação das cédulas. A primeira maneira é conhecer bem as notas, assim será mais fácil identificar quando não são verdadeiras, não ter pressa na hora do recebimento do dinheiro, geralmente essas notas são passadas em locais de grande concentração de pessoas.  Outras formas eficientes, é verificar se as numerações das notas não são iguais, observar a textura da nota, as notas falsas tendem a serem mais lisas, além de verificar a marca d'água colocando a ota contra luz.   

Outra medida criada para evitar a distribuição dessas notas, é o aplicativo. "Dinheiro Brasileiro" do Banco central, que não analisa a autenticidade da cédula, apenas ajuda a identificar, conhecer e onde se encontram os itens de segurança tais como fio de segurança, quebra-cabeça, microimpressões, marca d’agua, número escondido e que muda de cor, alto relevo, elementos fluorescentes.

Tags:

COMENTÁRIOS dos leitores