Brasil registra 978 casos da varíola dos macacos

A OMS declarou que a varíola dos macacos é uma "emergência de saúde global"

qua, 27/07/2022 - 18:56
Divulgação/ OMS Manchas no corpo de uma pessoa que contraiu o vírus da varíola dos macacos Divulgação/ OMS

 De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento o Brasil registrou 978 casos da varíola dos macacos, conhecida como monkeypox, nesta quarta-feira (27). 

A maior parte dos casos foi registrado no estado de São Paulo, que soma o total de 744 pessoas infectadas. Logo em seguida aparece o Rio de Janeiro com 117 número de casos. Em terceiro lugar fica Minas Gerais com 44, em quarto o Paraná com 19, Distrito Federal com 15 e Goiás com 13.

Caindo no número de infectados,  Bahia registra 5 casos, Santa Catarina e Ceará com 4, Rio Grande do Sul e Pernambuco aparecem com 3 e isoladamente com 2 casos o Espírito Santo. Por fim, os estados que possuem apenas um registro de caso são Tocantins, Mato Grosso e Acre.

 Essa quantidade no número de casos reafirma o alerta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez no último sábado (23), que trata a varíola dos macacos como uma "emergência de saúde global". A decisão pode levar a um maior investimento no tratamento da doença e avançar na luta por vacinas, que estão em falta.

COMENTÁRIOS dos leitores