Campanha vacinal contra à poliomielite vai até setembro

Senadores convocam as famílias que levem suas crianças para serem vacinadas

por Camilla Dantas sex, 12/08/2022 - 19:19
Elvis Edson/Divulgação Menina é vacinada contra Poliomielite Elvis Edson/Divulgação

 A campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite se estenderá até o dia 9 de setembro. Com isso, senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) pediram que as famílias levem as crianças para serem vacinadas contra a Poliomielite. 

Segundo o Ministério da Saúde em 2021 apenas 67% do público alvo tomou as três doses iniciais da vacina, que está disponível no Brasil há dez anos. Dessa forma, ela deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de idade. Em relação a dose de reforço, apenas 52% das crianças foram imunizadas. 

O senador Wellington Fagundes (PL), pediu que as famílias levem suas crianças para se vacinarem. “Brasil é um país tradicional, né? Na campanha de vacinação quem não se lembra do Zé Gotinha? Então para tranquilidade da população e até para também informar a todos os pais devem procurar os postos de saúde pra vacinar os seus filhos, né? A poliomielite é uma doença muito grave e que pode matar, pode deixar sequelas eh imagináveis, então é muito importante a vacinação”. 

Já o senador Jean Paul Prates (PT), lamentou a desinformação ao redor do tema. “Zé Gotinha essa altura é o Zé Gotinha de choro porque a situação de criação de fake news e de anti-informação sobre vacinas no Brasil está no ponto mais alto de sua história. Temos que repelir todos nós. Qualquer informação equivocada e principalmente informações maldosas teorias de conspiração malucas. A gente já viu aí falando que implanta chipe falando que contamina agora até a 5G”. 

 Por fim, o ministério orienta que em caso de perca da comprovante vacinal, deve-se procurar o posto de saúde onde as vacinas foram aplicadas para resgatar o histórico e fazer a segunda via.   

COMENTÁRIOS dos leitores